terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Caracteristicas Gerais dos Seres Vivos


Apesar de, aos nossos olhos, os seres vivos parecerem tão diferentes entre si, possuem, na verdade, uma gama de pontos em comum, que os possibilita serem classificados justamente como seres vivos.

Organização celular: todos os seres vivos possuem células. As bactérias são uma única célula, mas a maioria dos seres vivos possuem milhões (trilhões, no nosso caso) de células, "pequenos mundos" microscópicos que possuem toda a informação genética e todo o aparato necessário para que nosso organismo se mantenha funcionando com perfeição.

Desenvolvimento: os seres vivos se desenvolvem, na maioria das vezes (alguns seres, como as bactérias, nunca passam de uma só célula), a partir de uma única célula. Ocorrem as diferenciações em órgãos e tecidos até a formação do indivíduo "completo".

Crescimento: todos os seres vivos, em certa medida, crescem. Para isso são necessários combustíveis para os mais variados tipos de reação, que promovem o surgimento de novas estruturas. Não é inquietante perceber que alguns alimentos se "transformam" em pele, músculos e ossos?

Metabolismo: os seres vivos possuem metabolismo, correspondendo à análise ou síntese de novos componentes necessários ao perfeito funcionamento do organismo.

Resposta a estímulos: os seres vivos respondem aos estímulos mais variados. Desde os que sentimos em nosso assombrosamente complexo órgão chamado pele, até o lento movimento das plantas devido à presença da luz solar.

Reprodução: os seres vivos se reproduzem, seja através da reprodução assexuada (um ser faz surgir outro idêntico), seja através da reprodução sexuada (dois seres "embaralham" suas "identidades genéticas" e produzem outro ser semelhante).

Evolução: os seres vivos evoluem. É um erro deixar que nossa limitada visão do mundo nos faça concluir que a evolução acabou e chegou até nós. Nós somos produto dela e estamos imersos numa natureza mutável. A partir de um ancestral comum os seres vivos evoluíram e continuam evoluindo.