domingo, 13 de maio de 2012

Adaptações Reprodutivas dos Seres Vivos


"Ser vivo é que aquele que nasce, cresce, reproduz-se e morre". Essa é uma definição tradicional para ser vivo, muitas vezes utilizada para diferenciar os seres vivos de outros elementos da natureza, como os minerais, por exemplo. Mas nem todo ser vivo nasce, cresce, reproduz-se e morre, cumprindo necessariamente todas estas etapas. É certo os seres vivos nascem e morrem. Mas muitos podem morrer sem crescer, por ficarem doentes ou por serem devorados enquanto ainda são larvas ou filhotes. E outros podem morrer sem ter se reproduzido, apesar de terem se tornado adultos.
A reprodução é um aspecto principal da vida, assim como nascer e morrer. Através da reprodução os indivíduos, apesar de morrerem como indivíduos, permanecem de alguma forma nas gerações seguintes. Alguns seres vivos se reproduzem simplesmente se dividindo ao meio, como é o caso de bactérias e protozoários. Quem é o pai, quem é a mãe ou o filhote? Essa pergunta não cabe aqui. Porque não há feminino ou masculino. E, neste caso, o ser que dá origem aos dois que surgem, ainda faz parte de cada um deles. Este tipo de reprodução é chamada de reprodução assexuada.
Mas para grande parte dos seres vivos existentes a reprodução tem a ver com sexo ou ao menos com feminino e masculino. Macho e fêmea, em conjunto, darão origem a outro indivíduo ou a uma nova geração de indivíduos. Mas, dividir-se ao meio não seria uma forma mais simples e rápida de reprodução? Por quê, então, muito seres gastam tanta energia com a produção de gametas (óvulos e espermatozóides) ou com conquista de um parceiro? Porque este tipo de reprodução se tornou tão comum na natureza? Vamos ver que a reprodução sexuada apresenta algumas vantagens para a sobrevivência das espécies.
Vamos, portanto, compreender como a reprodução sexuada, (que requer dois indivíduos) se diferencia da reprodução assexuada (em que apenas um indivíduo basta).
E vamos compreender quais são as vantagens e desvantagens de cada um desses tipos de reprodução. Ao longo da matéria vamos focar mais atenção em detalhes sobre a reprodução sexuada, aprendendo um pouco mais sobre seu papel na evolução das espécies. Também vamos ver algumas curiosidades deste processo.

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigado me ajudou muito

Anônimo disse...

Oi eu nao achei oque eu queria