quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sistema Reprodutor Masculino


ÓRGÃOS MASCULINOS EXTERNOS

Os órgãos masculinos externos são:
Escroto
Pênis
O Escroto é uma bolsa, sustentada pelo púbis, localizada posteriormente ao pênis. É uma continuação da parede abdominal e é dividido por um septo em dois sacos, cada um contém um testículo e um epidídimo. Espalhadas pelo tecido subcutâneo estão fibras musculares lisas que se contraem em resposta a uma redução da temperatura corporal ou ambiente, dando ao escroto uma aparência enrugada.
Esta contração faz com que os testículos fiquem encostados no períneo, onde absorvem o calor do corpo e mantém uma temperatura compatível para os espermatozoides. Em condições normais de temperatura as fibras relaxam e o escroto fica pendente e livre de rugas.
O Pênis é o órgão masculino da cópula. É uma estrutura flácida quando não estimulada. Está ligado ao arco púbico, localizado a frente do escroto e é composto por três colunas longitudinais de tecido erétil capaz de aumentar de tamanho quando repleto de sangue. Duas das três colunas longitudinais são chamadas corpos cavernosos, localizadas dorsalmente, formam a maior parte do pênis.
Os corpos cavernosos são divididos em espaços cavernosos recobertos por endotélio e constituem os seios sanguíneos.
A 3- coluna é conhecida como corpo esponjoso e está situada ventralmente no pênis. Sua extremidade distal se expande subitamente para formar a Glande do pênis onde se localiza o óstio (abertura) da uretra.
A pele do pênis e do escroto são mais finas e pigmentadas que do resto do corpo. Terminalmente ela dobra-se sobre si mesma e projeta-se sobre a glande formando o Prepúcio.
O prepúcio pode ser removido em recém-nascidos em um procedimento simples chamado circuncisão.
A fimose ocorre quando a abertura do prepúcio é estreita demais para permitir a retração sobre a glande. Esta condição impede a limpeza e favorece o acúmulo de secreções que podem resultar em infecções bacterianas. A circuncisão evita a fimose e consequentemente tais irritações e infecções.

EREÇÃO
A ereção ocorre com a estimulação sexual que pode ser o tátil, visual ou até o pensamento. O estímulo nervoso dilata as artérias que irrigam o pênis e uma grande quantidade de sangue sob pressão preenche os espaços cavernosos do tecido erétil.
Na medida em que esses espaços se enchem, comprimem as veias retendo todo sangue que entra desta forma o pênis se torna rijo e ereto o que possibilita a penetração na vagina durante o ato sexual.
Quando as artérias se contraem expulsam o sangue fazendo o pênis voltar ao estado flácido.
Os órgãos internos da reprodução no homem podem ser divididos em três grupos:
I.          Gônadas (testículos)
II.      Ductos: Epidídimo, ducto deferente e ducto ejaculatório.
III.          Glândulas acessórias: Vesículas seminais, próstata e glândulas bulbouretrais.

Os testículos são homólogos aos ovários na mulher.
São órgãos ovais de cerca de 5 cm de comprimento localizados dentro da cavidade abdominal no período fetal. Dois meses antes do nascimento eles deixam o abdome e descem para o escroto.

O testículo possui 2 camadas:
I.           Externa chamada túnica vaginal
II.           Interna chamada túnica albugínea.
Septos fibrosos estendem-se para dentro do testículo dividindo-o em cerca de 250 lóbulos. Cada lóbulo possui de 1 a 3 túbulos enovelados chamados Túbulos seminíferos. As células reprodutoras masculinas encontram-se dentro desses túbulos em diferentes fases de desenvolvimento.
Além das células reprodutoras, células nutridoras e de suporte chamadas células de Sertoli são encontradas nos testículos. Estas células fornecem nutrição aos espermatozoides. As células de Leydig estão distribuídas nos testículos e são responsáveis pela produção dos hormônios masculinos.
O epidídimo é a 1- porção do sistema de ductos do testículo.
É um tubo enovelado que se localiza na parte posterior do testículo e tem cerca de 5 m de comprimento.
Cada ducto deferente é uma continuação do epidídimo e é considerado o ducto excretor do testículo.
O ducto deferente se estende do testículo até a vesícula seminal.
Este ducto cruza a região inguinal, dentro do funículo espermático - uma estrutura que contém, além do ducto, nervos, vasos sanguíneos e linfáticos - e se dirige até a vesícula seminal. Após passar pela bexiga e ureter, ele se une ao ducto da vesícula seminal para formar o ducto ejaculatório.
As vesículas seminais são 2 pequenas bolsas formadas por um tubo enovelado sobre si mesmo que se localizam posteriormente a bexiga. Ambas secretam um líquido espesso contendo nutrientes.
O tubo de cada vesícula se liga ao ducto deferente para formar o ducto ejaculatório. O ducto ejaculatório é um tubo com 2,5 cm de comprimento que penetra na base da próstata e se abre na porção prostática da uretra.
A próstata é um órgão cônico do tamanho de uma castanha localizada inferiormente a bexiga. Ela secreta um líquido fino, leitoso que auxilia na manutenção das células espermáticas. Nos idosos, um aumento do tamanho da próstata, frequentemente obstrui a uretra e interfere na micção.
A próstata também é um local frequente de câncer em idosos.
As Glândulas bulbouretrais (de cowper) são do tamanho de uma ervilha, localizadas inferiormente a próstata de cada lado da uretra. Elas produzem uma secreção mucosa lubrificante anterior à ejaculação, que também faz parte do sêmen.
A uretra masculina é um órgão tubular responsável pelo transporte tanto do sêmen quanto da urina.
Estende-se da bexiga até a extremidade distal do pênis.

Nenhum comentário: